Projeto Voleibol de Mauá
Há mais de quinze anos o Projeto Voleibol de Mauá realiza trabalho pioneiro especializado em formação e revelação de atletas oriundos de nossa cidade e também de regiões próximas nas categorias de base do Voleibol Masculino.
O Projeto se preocupa com a formação integral do atleta e soma esporte com educação, oferecida por meio da concessão de bolsas de estudo integrais e parciais para curso de Ensino Fundamental, Médio e Superior, e também cursos de Idiomas.
Ao longo destes anos, muitos títulos e várias conquistas (algumas inéditas) foram obtidos, premiando todas as pessoas envolvidas no Projeto: Atletas, Comissão Técnica, Parceiros – cujo apoio é fundamental para a manutenção, desenvolvimento e expansão do projeto (através do oferecimento de benefícios sociais para os atletas), além de familiares, amigos e torcedores da equipe.
Nestes quinze anos de projeto, mais de 650 famílias já foram atendidas e beneficiadas e, atualmente, aproximadamente 150 atletas/famílias usufruem dos benefícios de treinamento especializado na modalidade, além de bolsa de estudo -para ensinos Fundamental, Médio e Superior, curso de idioma estrangeiro, hospedagem e alimentação.
Devido à qualidade do trabalho, nossos atletas obtiveram destaque no cenário esportivo estadual e nacional, recebendo convocação para a Seleção Paulista e também para a Seleção Brasileira.
Desde 2009 temos atletas formados dentro do Projeto convocados para seletivas das Seleções Paulista e Brasileira nas categorias Juvenil, Infanto e Infantil para representar e realizar treinamentos no Centro de Excelência do Voleibol, localizado em Saquarema-RJ.
Em Junho/2009, o grupo Juvenil do Projeto participou de um amistoso com os Campeões Olímpicos de 1992 – atualmente embaixadores do esporte: Maurício, Carlão, Marcelo Negrão e Paulão, realizado no Poliesportivo da cidade, num grandioso evento.
Em Junho de 2016, o grupo Sub-19-Infanto junto com professores do Projeto ficou com a medalha de Ouro ao representar o município de Mauá na categoria Adulto dos 60º Jogos Regionais, realizados em São Bernardo, depois de um jogo emocionante na semi-final com a equipe adulta da cidade de Carapicuíba.
Em toda a história do município de Mauá, o VOLEIBOL MASCULINO é o único Bi-Campeão entre as modalidades coletivas de quadra nos Jogos Regionais (2009/ 2010) e nos Jogos Abertos do Interior (2009/ 2010). (Categoria sub-21)
Portanto, somadas as conquistas, temos ao todo cinco campeonatos nos Jogos Regionais, em 2009, 2010, 2012 , 2016, 2017 – os três primeiros com a categoria sub-21 e os dois mais recentes na categoria adulto.
Hoje temos atletas formados no projeto, atuando em grandes equipes como SESC/Rio de Janeiro, Guarulhos/Corínthians , Canoas-RS, Volei Um/Itapetininga, entre outras, e também no exterior: Itália, Bélgica, Espanha, etc….
Em 2016 recebemos a visita do Sr. Renato D’Avila – Superintendente da CBV Confederação Brasileira de Voleibol em reconhecimento pela qualidade do trabalho realizado nas categorias de base, estando entre as melhores equipes de formação de atletas do Brasil
A Federação Paulista de Volleyball convoca o técnico Osvaldo desde 2015 para ser o responsável pela Seleção Paulista Sub-16 – masculino
Jogos Escolares
Devido à parceria com o Colégio Leonardo da Vinci, os atletas do Projeto podem participar dos Jogos Escolares – que possui etapas: Regional, Estadual, Nacional e Sul-Americana.
Atualmente o grupo Mirim é Deca-Campeão da Região do ABC, e da Grande São Paulo, Enea Campeão Estadual 2007 a 2015, Campeão Brasileiro 2008, Medalha de Bronze no Brasileiro 2015/2014/2009, e Vice-Campeão Brasileiro em 2010 na final realizada em Fortaleza-CE;
O grupo Infantil é Enea-Campeão da Região do ABC, Enea-Campeão da Região da Grande São Paulo, Vice-Campeão Estadual 2007/2009 e Tetra Campeão Estadual 2005/2006/2015/2016. E medalha de Bronze no Brasileiro 2015 – Londrina-PR.
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes. http://jogosescolares.cob.org.br/o-evento.
Alojamento:
Foi formado desde 2009, devido ao interesse de atletas de outras regiões (cidades / estados) em fazer parte do projeto e representar todos os parceiros e colaboradores nos diversos campeonatos da Federação Paulista de Volleyball e Coordenadoria de Esportes do Estado de São Paulo. Eles ficam aqui durante a temporada. A alimentação é feita pelas parcerias com os restaurantes colaboradores.
LOCAIS DE TREINAMENTO E MANDO DE JOGOS:
São realizados em média 200 jogos por ano: metade é realizada em nossos ginásios e metade nos ginásios das equipes adversárias.
O projeto abrange desde a categoria sub-13 até a sub-19, sendo que a equipe adulta é composta pelos professores, ex-atletas do projeto e atletas da categoria sub-19.
Algumas Reportagens sobre o Projeto:
LEI PAULISTA DE INCENTIVO AO ESPORTE
Em 2009, foi instituída no Estado, a Lei de Incentivo ao Esporte, Projeto de Lei 1137/2009 que permite a utilização de Renuncia fiscal do Governo Paulista, de parte do ICMS, para que pessoas jurídicas possam investir em projetos de esporte que levem ao crescimento do esporte paulista.
Em 2015 tivemos o projeto aprovado, e com apoio da Secretaria de Governo do Município de Mauá, foi possível captar recursos que foram aplicados no impulso do projeto em 2016.
[Para a efetivação do projeto, se faz necessário a captação de recursos oriundos do imposto devido, de acordo com a regulamentação (pelo projeto de lei os percentuais aplicáveis ao saldo devedor do ICMS irão variar de 0,01% a 3%, de acordo com o porte da empresa, e o montante dos recursos disponíveis para captação está limitado a até 0,2% da arrecadação anual do ICMS relativo ao exercício anterior)].
UNIFORMES
É feito um rateio entre os parceiros no custeio dos uniformes de jogo e treinamento de todas as categorias (Sub-13 até Sub-19 e escolinhas), que são oferecidos gratuitamente aos atletas no início de cada temporada.